quinta-feira, 29 de julho de 2010

DEUS


O que é Deus? Quem é Deus? Existe? Ou é mera invenção humana? O que significa Deus? Se algum desconhecido me perguntar diretamente se eu acredito em Deus e exigir apenas Sim ou Não como resposta, eu não saberia o que dizer. Pelo simples fato de que eu não saberia sobre que Deus essa pessoa estaria falando.

Sinceramente não creio que haja uma palavra mais mal compreendida, confusa e multi signficativa do que Deus.

A palavra "deus" deriva da palavra grega "teo", que por si só pode significar não apenas um tipo específico de deus monoteísta, mas também qualquer tipo de divindade ou "princípio" divino.

Quando um brasileiro usa a palavra Deus, não há como saber superficialmente se ele está se referindo a uma concepção de Deus Panteísta como o da maioria das religiões espiritistas, a um específico deus de um panteão qualquer, ao Deus monoteísta ao estilo Judáico-Cristão, ou mesmo a alguma idéia mais abstrata tal como uma simples Consciência Universal, uma Inteligência Oculta ou mesmo as simples leis de causa e efeito da natureza.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O que sao coisas psycidelicas ?


Psicodelia (no Brasil) ou psicadelia (em Portugal) é uma manifestação da mente que produz efeitos profundos sobre a experiência consciente. O termo "psicodelia" origina-se da composição das palavras gregas psiké (ψυχή - alma) e delos(δήλος - manifestação). A experiência psicodélica é caracterizada pela percepção de aspectos da mente anteriormente desconhecidos ou pela exuberância criativa livre de obstáculos.

Experiência psicodélica ou estado psicodélico é um conjunto de experiências estimuladas pela privação sensorial, bem como por substâncias psicodélicas (daí a associação com o efeito de algumas drogas/medicamentos). Essas experiências incluem alucinações, mudanças de percepção, sinestesia, estados alterados de consciência e psicose.

As drogas psicodélicas (do grego antigo ψυχη (psique) "mente" e δηλειν (delein) "manifestação") são classificadas como aquelas cujo principal efeito consiste no aumento ou ampliação da capacidade de pensamento do cérebro.

Acredita-se que isto se deva à desabilitação dos filtros que bloqueiam sinais relacionados a certas funções de alcançarem o consciente. Supõe-se que estes sinais tenham sua origem em variadas funções cerebrais, incluindo os sentidos, emoções, memórias, além de funções do subconsciente. Este efeito é normalmente conhecido como expansão da mente, ou expansão da consciência, já que a mente consciente se torna ciente de aspectos normalmente inacessíveis a ela. Em níveis avançados isto pode destruir temporariamente a noção de ego resultando em um estado dissociativo.

A melhor definição do que é considerado verdadeiramente psicodélico é a seguinte: “uma droga psicodélica é aquela que, sem causar dependência física, ansiedade, vertigem, delírios, amnésia, problemas de ordem fisiológica de modo geral, aumenta a capacidade de pensamento de forma mais ou menos confiável, além de induzir mudanças de percepção experimentadas raramente de outra forma exceto talvez em sonhos, exaltação contemplativa e religiosa e lampejos involuntários de memória de longo prazo”.

Trance psicadélico (português europeu) ou trance psicodélico (português brasileiro) (referido ainda como psy trance) é uma forma de música eletrônica desenvolvida no fim dos anos 1980 em Israel a partir do Goa trance (da Índia , Goa). Este estilo tem uma batida rápida, entre 135 e 165 batidas por minuto (bpm), além da batida forte de kick, num compasso 4x4, que algumas vezes difere da batida do techno por ter um alcance de freqüência um pouco mais alto além dos sons graves. O Goa trance original geralmente era feito com sintetizadores modulares e samplers de hardware, mas a preferência no trance psicodélico se direcionou para a manipulação de samples e armazenamento em programas de sampleamento VST e AU. O uso de sintetizadores analógicos para a síntese sonora deu lugar aos instrumentos "analógicos virtuais" digitais como o Nord Lead, Access Virus, Korg MS-2000, Roland JP-8000 e os plugins de computador VST e AU como o Native Instruments Reaktor. Esses geralmente controlados por um sequenciador MIDI dentro de um programa de Digital Audio Workstation (DAW). O trance psicodélico é freqüentemente tocado em festivais ao ar livre(longe de grandes centros urbanos), que podem durar vários dias, com a música tocando 24 horas por dia.

A música psicadélica (português europeu) ou música psicodélica (português brasileiro), se refere a tipo de produção musical "intimista" (ou seja conota reflexão sobre processos internalistas do comportamento), cujos temas mais centrais exploram bastante "subjetividade", "loucura", "obsessão", "tendências à drogas psicoativas", "imagens", "alucinações" e "melancolia". As principais características do estilo incluíam músicas instrumentais muito longas e efeitos sonoros especiais (tais como vozes repentinas durante movimento de corte do ritmo da música, risos "imotivados" trazendo como referência quadros clínicos de alucinação ou desespero), muitas vezes com harmonias contrastantes e experimentais. Além disso, o termo "Psicodélico" pode se referir a manifestações de um profundo auto-conceito musical, isto é, reflexões acerca da subjetividade do próprio artista. Se tornou mais conhecido através do grupo de rock The Beatles em sua famosa "fase psicodélica" entre os anos de 1966 a 1967. Outros grupos também exploram bastante esta temática como por exemplo os primeiros trabalhos do Pink Floyd e The Who. No Brasil,temos os grupos Secos e Molhados e Mutantes como principais expoentes deste movimento musical. Para este tipo de música, o uso de Sintetizador é fundamental.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O que é e o que não é Reggae?


O Reggae é um estilo de música originário da Jamaica. O cantor de reggae mais famoso é Bob Marley. Em sentido mais amplo, Reggae pode referir-se a outros ritmos como ska, rocksteady, dub, dancehall e ragga.

O Reggae foi desenvolvido na Jamaica. Original da década de 60, divide-se em dois subgéneros, o “roots reggea” (o reggea original) e o “dancehall reggea” que é originário da década de 70. O reggea é constantemente associado ao o movimento rastafari, que de facto influenciou muitos dos músicos apologistas do estilo reggea nas décadas de 70 e 80. De qualquer maneira, o reggea trata de vários assuntos, não se restringindo à cultura Rastafari, como o amor, sexo e crítica social.

Origem
No fim dos anos 50, o calipso se mistura ao rhythm and blues americano e nasce o ska, ritmo que logo é influenciado pela soul music e instrumentos elétricos (baixo e guitarra). No começo dos anos 60, a independência da Jamaica provoca o êxodo rural e o crescimento das favelas urbanas, e o ska é adotado pelos rude boys. Conta-se que um verão muito quente fez os músicos "desacelerarem" o ritmo do ska, com dó do povo que se desidratava ao dançar... Surge o rocksteady, mais lento e melódico.

O reggae surge no final da década de 60, tendo influências principalmente de Mento, Rocksteady, Ska raiz roots eR&B. O termo teve origem a partir do título do hit Do the Reggay do grupo de ska The Maytals.

No Brasil, a capital do Maranhão, São Luís, é o local que mais representa o reggae . A cidade é conhecida como Jamaica Brasileira. Diariamente existem 11 programas de rádio e 2 de televisão especializados no ritmo do reggae.